terça-feira, 30 de outubro de 2007

Educação ou Estratégia de Marketing?


Algum tipo de publicidade tem vindo a desenvolver-se, com o objectivo de educar a população a olhar para o conceito de beleza de outra forma.
No link temos uma publicidade referente a uma marca da Unilever, que tenta educar o consumidor de uma forma mais chocante e original.
Apesar de educar, não será uma hipocrisia a marca promover comportamentos com este tipo de publicidade?
O que acham?

4 comentários:

Anónimo disse...

Educar!? só se for a comprar daquele produto e não da concorrência :S

Não concordo com o tipo de publicidade que nos impingem diariamente, a maioria é só de interesse na venda do produto. Será que não se preocupam com a saúde dos consumidores?

Continuação de bom trabalho:P

Pedro Graça disse...

Conforme combinado, terminou a 31 de Outubro, a primeira fase de construção e comentários nos vossos blogues. Temos acompanhado com atenção o percurso dos vossos espaços de comentários e críticas ao fenómeno da alimentação. Obrigado pelo vosso esforço e evolução muito significativa em muitos grupos. Este esforço será agora avaliado, esperando que o período que agora se inicia seja igualmente produtivo.

Bons trabalhos,
Pedro Graça/Hugo Valente

Anónimo disse...

Para mim a iniciativa da Unilever de criar videos educativos não deixa de ter valor pelo facto de terem também publicidade como a da mundança do tipo de côr. Pelo menos umas das campanhas é boa, acabando por ser também uma auto-crítica. É evidente que eles não querem que se deixe de vender o produto, no entanto pelo menos o "aviso" está feito e cabe agora à população fazer as escolhas mais acertadas... Afinal de contas, a indústria produz aquilo que o consumidor procura, por isso, pode ser que gradualmente a obsessão das jovens pela magreza e beleza idealizada vá desaparecendo e se passe a procurar outro tipo de produtos...

Anónimo disse...

Sem dúvida que a publicidade apresenta vários métodos e estratégias para publicitar os seus produtos. Contudo, é extremamente importante ver publicidades como estas para mudar mentalidades. Na verdade muitas pessoas podem ficar chocadas com este tipo de comercial, à primeira vista... Mas não será esta uma das melhores formas para abrir mentalidades?

Outro ponto que destaco é o inverso da medalha... Com este tipo de publicidade a própria marca nao estará a desculpabilizar-se, sobre os efeitos que ela própria provoca nos jovens?

São duas questões que tão cedo não terão resposta, uma vez que o duelo entre a qualidade monetária e a qualidade da saúde não terá fim.